POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

sexta-feira

Uso, abuso ou dependência química

Um aspecto fundamental para que possamos compreender de forma mais adequada o consumo de drogas é diferenciar uso, abuso e dependência química. 
USO:
O uso sugere uma experiência esporádica. 
ABUSO:
Quando o uso se torna freqüente trazendo algum tipo de prejuízo para  a  pessoa,  consideramos abuso  e este ocorre geralmente quando a pessoa usa drogas para reduzir emoções negativas . Como exemplos destas podemos citar: ansiedade, medo, depressão, raiva etc.
Este abuso se tornará a condição de fuga para  evitar estas emoções negativas. Por exemplo, a bebida alcoólica : as pessoas a usam como  uma muleta para as situações em que ela acredita que precisa de uma ajuda. Sendo que o ideal seria ter autoconfiança e auto-estima o suficiente para poder enfrentar os problemas de frente.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA:
Já  a  dependência  química  é  configurada  a  partir daquele  momento  no  qual  o  indivíduo  não  consegue  mais  viver  sem  consumir  a  droga, acarretando para ele e para seus familiares muito sofrimento. Geralmente é nesse período que a família ou o cliente procura por ajuda profissional. Na dependência, o corpo precisa da droga para evitar os sintomas da abstinência do organismo. (quimicamente e fisiologicamente falando ) 
É  importante  salientar  que  a  dependência  química  é  considerada  uma  doença. 



Nenhum comentário:

POSTS MAIS ANTIGOS