POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

quarta-feira

Doenças e Complicações pelo uso de Drogas


Doenças causadas pelas Drogas

Algumas das doenças causadas pelo uso das drogas são:

AIDS: Doença incurável que se pega através do contato direto com o sangue do indivíduo contaminado, como ao partilhar seringas ou no contato íntimo desprotegido.
Doenças venéreas: Com o uso das drogas, o indivíduo não se lembra de usar o preservativo e pode ser infectado com doenças como gonorréia e sífilis, por exemplo.
Endocardite infeciosa: As drogas injetáveis podem levar microorganismos que infectam as válvulas cardíacas prejudicando seu funcionamento. Além disso, pode aumentar o tamanho do coração, dificultando a passagem de sangue gerando outras complicações.
Enfisema Pulmonar: Causado pela presença de pequenas partículas de pó que se instalam nos alvéolos e que dificultam a troca gasosa.
Desnutrição: O uso de drogas compromete o sistema que regula a fome e o indivíduo deixa de comer, ficando desnutrido.
Comprometimento cerebral: O uso de drogas pode causar lesões permanentes no cérebro e comprometer todo o estado de saúde do usuário.
Cirrose e câncer no fígado: Diagnosticadas principalmente nos usuários que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas.
Insuficiência renal: Devido ao acúmulo de toxinas no sangue, os rins ficam sobrecarregados e deixam de filtrar o sangue corretamente, gerando a doença.
Distúrbios comportamentais: Depressão, euforia, perda do sentido da realidade e outras.
O uso de drogas é proibido por lei e passível de pena, como pagamento de fiança ou prisão, dependendo da gravidade da situação.
Existem muitas outras doenças que podem ser geradas pelo uso das drogas. A sua gravidade vai depender da quantidade de droga ingerida. Por ser uma substância viciante, o usuário sente a necessidade de consumir quantidades cada vez maiores de drogas para obter os mesmo resultados que tinha no início do consumo. Devido a este fator, as doenças começam a manifestar-se após alguns meses do uso das drogas.
Complicações típicas dos usuários de drogas
As complicações típicas dos usuários de drogas são:
  • Lesão no estômago, como úlceras e gastrites;
  • Lesão nas artérias e vasos sanguíneos, devido as constantes injeções para uso da droga injetáveis;
  • Problemas pulmonares, como enfisema pulmonar, devido ao pó presente nos pulmões;
  • Sangramento nasal;
  • Lesões no cérebro, devido ao uso prolongado de substâncias químicas que agridem os neurônios;
  • Lesões na pele causadas pelo envelhecimento precoce;
  • Infecções sanguíneas;
  • Lesão no fígado;
  • Complicações cardíacas;
  • DSTs, como hepatite e HPV;
  • Aids, por partilhar seringas e/ou pelo contato íntimo desprotegido;
  • Desnutrição grave causada pela anorexia e/ou bulimia;
  • Estado de euforia e depressão.
As complicações variam de acordo com a droga utilizada pelo indivíduo. As que são inaladas causam problemas graves de saúde nos pulmões e as que são injetadas na corrente sanguínea, ou ingeridas, podem causar infecções que afetam todo o organismo.
Essas lesões costumam aparecer após o uso prolongados das drogas. Algumas lesões podem ser curadas apenas se o indivíduo deixar de consumir drogas.
A maior parte dos consumidores de drogas de longa data morrem de overdose ou suicídio.


2 comentários:

Grupo de Reabilitação disse...

Realmente dependendo da droga, seja ela licita ou ilicita, pode alterar sua saúde. Se até mesmo drogas prescritas por médicos podem causar algum dano, imagina drogas ilegais? É preciso tratar o quanto antes para que isso não ocorra a um dependente e piore sua situação.
http://grupodereabilitacao.com.br/

Rehabiliti disse...

A dependência química é um mal que atrai outros males, e afeta não só o adicto mas também seus familiares e pessoas ao redor com que convivem. Antes mesmo de chegar a um estágio de enfermidade, já é necessário tratar o indivíduo com uma reabilitação.
http://reabilitacaodedrogas.com.br/

POSTS MAIS ANTIGOS

CADASTRE SEU E-MAIL