POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

quarta-feira

Personalidade do Dependente Químico


 O dependente químico: racionaliza sua dependência em termos de uma ideologia de vida (ou morte, como preferirmos denominá-la), ou seja, assume um delírio diferente em conteúdos daqueles que conhecemos nas psicoses, mas que é igual em sua estrutura.
          Na construção de um delírio se faz necessário: não responder ao juízo de realidade nem à prova de experiência e o sujeito vive de acordo com isso, suicidando-se a curto ou a longo prazo de acordo com tal ideologia delirante.

           "O dependente químico: não consegue entrar em contato com seus sentimentos"

           Justifica os momentos de excesso, como conseqüência de problemas que os outros vem causando.  Deturpa a realidade. Acredita que o hábito está ligado ao momento atual de vida.

           Dependência Química: Negação

           "A negação é o maior obstáculo a ser superado, quando diante do problema da dependência química"


           "A negação aparece no usuário, na família, entre os amigos e até mesmo no ambiente de trabalho"

       "Dependente Químico: todos se negam a ver o problema quando este surge e inventam desculpas" para o comportamento anti-social" que a pessoa passa a apresentar.  Só quando superada a negação, é que se torna possível atuar de forma eficaz sobre o problema do abuso de drogas.

          "O dependente químico: admite saber seu limite de consumo e de que pode parar quando quiser", colocando os prejuízos num futuro muito distante, que não o atingirá.  Tendência a minimizar o uso.
 
 
           "O dependente químico: precisa da droga de acordo com o seu desejo", ela é possuidora de um poder mágico de suprir todas as necessidades, projeta na droga a imagem idealizada.

              Para Freud as origens da toxicomania devem ser procuradas na fase oral do desenvolvimento libidinal (fixação oral), daí a intolerância a espera na satisfação do desejo.

              " Por alguma razão, o desenvolvimento emocional do dependente químico estaciona na época em que fez uso pela primeira vez".  Apesar dos anos passarem, das pessoas envelhecerem e do mundo girar, o dependente químico sempre continua naquele estado emocional infantil, egoísta, em busca de prazer e reclamando do mundo e de todos esperando apenas a morte e cheio de sonhos irreais, que o levam cada vez mais para longe da realidade.
 
PONTOS MARCANTES A SEREM CONSIDERADOS:

           Dependência Química: Depressão
 
      Alterações do cérebro, em decorrência de danos causados pelo químico, podem determinar quadros de depressão na dependência química .
 
           O mecanismo da drogadicção se encontra na encruzilhada entre a impotência e a depressão, de onde se origina um comportamento impulsivo de ingestão de dada substância, enquanto “droga eleita”.
 
              "O dependente químico: é intolerante ao sofrimento, a dor.  O uso de drogas produz um alto nível de auto-estima, mas como não é uma conquista real e sim imaginária", quando passa o efeito a depressão que vem possui características cada vez mais devastadoras para o ego.
 
           Dependência química: Megalomania 
 
         "Como o dependente químico: vive num mundo irreal, distorcido, seus projetos costumam ser grandiosos e tal como seu mundo completamente irreal."
 
          Se modificar ou modificar a realidade requer tempo, esforço e muitas outras condições.  Fazê-lo na fantasia é fácil, imediato e só requer esforços insignificante.
 
          "O dependente químico é incapaz de esperar ou projetar concretamente uma realização no futuro"
 
           Dependência Quimica: Angústia  
 
          Um dos efeitos da droga é o de diminuir, em certas pessoas, os estados de angústia ou depressão, enquanto que em outras intensifica-os perigosamente.
 
          "A droga tem a finalidade de eliminar a angústia da frustração"  
 
           Dependência química: Baixa auto-estima
 
         O dependente químico tem uma necessidade inesgotável de amor e aprovação, é hipersensível a críticas e lhe falta confiança em si mesmo.
 
          Possui uma dependência afetiva exacerbada.
 
           Dependência Química: Frustração
 
      Não consegue aceitar sem conflitos fatos, situações  ou comportamentos que estejam fora das próprias expectativas ou desejo.  Não consegue lidar com o NÃO, ou com resultados inesperados. 
 
           Dependência Química:  Imediatismo
 
           "O dependente químico: quer a satisfação imediata do desejo, está sempre sob um sentimento de urgência".
 
           Dependência Química: Onipotência
 
          "O dependente químico: se considera invulnerável e imortal:  Vive a fantasia grandiosa de vencer a finitude"

Outras:

Desonestidade
Frustração 
Imaturidade emocional
Tendência a minimizar
Obssessão
Negação
Inadequação
Manipulação
Desvio de caráter 
Racionalização 
Justificativa      

2 comentários:

Unknown disse...

boa tare! preciso de ajuda!

O meu esposo se encontra internado em um centro de recuperação para tratamento de drogas, principalmente crack. preciso saber em que lei esta mencionando que o dependente tem o direito ao auxilio. O que está acontecendo com ele é o seguinte, estou tentando ligar para o 135 e quando passo o numero de PIS dele aparece como não consta na grade. o documento onde consta o numero foi o proprio nada consta da caixa economica economica. Meu esposo tem 2 meses de carteira assinada e seu chefe diz estar depositando o beneficio do fgts corretamente na conta onde consta inconsistente. O que devo fazer?

Unknown disse...

OK, TEM UMA POSTAGEM RECENTE FALANDO SOBRE ISSO. NORMALMENTE É A PROPRIA CLINICA QUE FAZ TODO O PROCESSO E INCLUSIVE LEVA O DEPENDENTE A PERICIA. SE EU PUDER TE AJUDAR, ME LIGUE: ¹¹95580-3431

POSTS MAIS ANTIGOS