POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

quarta-feira

Quanto tempo as drogas permanecem no organismo e podem ser percebidas nos exames?

Os efeitos do consumo de uma droga, variam de intensidade de acordo com o tipo de substância, a quantidade ingerida e as características do usuário. 

Em geral os efeitos agudos de cada droga podem durar alguns minutos (como os dos inalantes e da cocaína), cerca de uma hora ou mais (como os da maconha) ou algumas horas (como os do álcool). Isto não significa, no entanto, que estas drogas não permaneçam por mais tempo no organismo, especialmente quando o consumo for freqüente. E neste caso, os efeitos tóxicos em diferentes partes do corpo, podem aparecer em prazo maior e causar complicações mais graves para a saúde.
Embora a maioria dos danos possa ser diminuída ou eliminada com a suspensão do uso da droga, existem alguns que são irreversíveis, como o câncer (especialmente de pulmão), no caso de fumantes ou a cirrose hepática no caso dos alcoolistas, além de possíveis conseqüências para a atividade cerebral, decorrentes do uso de diferentes produtos.
Muitas das substâncias que estão presentes nas drogas permanecem, no entanto, no corpo (principalmente na gordura do mesmo) muito além da manifestação dos sintomas agudos ou crônicos. Por esta razão é possível detectar o seu uso por meio de exames de sangue, de urina ou do cabelo.
O exame de sangue permite verificar o uso das substâncias nas últimas horas. O exame de urina pode detectar o consumo de maconha até 20 dias após o uso para usuários crônicos e 15 dias para o usuário eventual e o consumo de cocaína após 7 dias para os usuários crônicos e 4 dias para os eventuais. As provas colhidas por meio da urina, bastante utilizadas por empresas, não permitem, no entanto, distinguir o usuário leve do usuário pesado.
No caso do álcool, que é metabolizado e eliminado rapidamente, os exames toxicológicos detectam somente o uso nas últimas horas.
Por outro lado, substâncias como a maconha e a cocaína, entre outras, são incorporadas ao cabelo e aí permanecem, à medida que ele vai crescendo, entre 1 e 1,5 cm por mês. Por isso, o exame do cabelo fornece informações de maior prazo, meses e até anos. Alguns especialistas afirmam, no entanto, que seus resultados muitas vezes podem ser discutíveis, uma vez que é possível a assimilação indireta de substâncias tóxicas pelo cabelo (como a convivência com usuários, por exemplo).
Ainda assim, a utilização de exames toxicológicos tem sido uma prática cada vez mais habitual por parte das empresas, seja para os processos de seleção de pessoal, seja para a implantação de programas de prevenção ou tratamento do abuso de álcool e outras drogas entre seus funcionários.


Nenhum comentário:

POSTS MAIS ANTIGOS