POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

quinta-feira

A importância dos Grupos de Mútua Ajuda.


Nas últimas décadas um fenômeno novo vem chamando atenção pelo ritmo com que se propaga na sociedade brasileira. Trata-se dos Grupos de Mútua Ajuda;
São agrupamentos em que se reúnem pessoas de diferentes idades e classes sociais em busca de apoio mútuo para superar vícios ou comportamentos compulsivos que as levaram a uma vida destrutiva e, na maioria das vezes, a um contexto de exclusão social.
No Brasil funcionam hoje pelo menos dezessete grandes associações de mútua ajuda, com centenas de filiais nas maiores cidades brasileiras. Sempre existe uma perto de você.
Utilizando um método totalmente não profissional e não mantendo vínculos institucionais com o Estado, essas Irmandades desenvolvem uma série de atividades pessoais conhecidas como “Doze Passos”, cuja base é um programa com o intuito de promover a recuperação de seus membros. Estes “passos” incluem a admissão de que existe um problema, a busca de ajuda, a auto-avaliação, a partilha em nível confidencial, a disposição para reparar danos causados e para trabalhar com outros adictos a drogas que queiram se recuperar.
Essas Irmandades (Grupos de Mútua Ajuda) são usadas por adictos e seus co-dependentes. Estudos revelam que o apoio familiar é fundamental para o sucesso no tratamento da dependência. Porém, quando um familiar apresenta dependência emocional e sofre, necessita de auxílio especializado e então contribuir para a superação da dependência química de outro membro da família.
Os codependentes são pessoas próximas, em sua maioria familiares, ligados afetivamente ao dependente químico, os quais procuram minimizar as consequências dolorosas do uso e abuso de substâncias psicoativas em seu meio de convívio. Muitas vezes essas pessoas estão visivelmente afetadas psicologicamente e até mesmo fisicamente pelo convívio com um ou mais dependentes químicos.
Nos mesmos moldes existem os chamadas “Doze Passos de Codependentes Anônimos”.

È tão importante para o adicto quanto a família do adicto frequentar estas salas de Grupos de Mútua Ajuda.

Nenhum comentário:

POSTS MAIS ANTIGOS