POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

segunda-feira

Mais informações sobre auxilio doença para os dependentes quimicos


Para as famílias que enfrentam o alto custo do tratamento do dependente químico, gastando dinheiro gasto em clínicas para dependentes, comunidades terapêuticas, etc., e  com a infinidade de outras despesas que aparecem com a dependência, um alento: o dependente químico tem direito ao auxílio doença do INSS, assegurado por lei.
Nada mais justo: a dependência química é uma doença muito séria. Dependentes químicos que contribuem para o INSS têm direito ao auxílio-doença quando estão em tratamento.
Apenas em 2011 a Previdência concedeu 124.947 auxílios-doença a dependentes químicos, com um gasto de no mínimo de R$ 107,5 milhões. O valor médio do auxílio doença pagos aos dependentes químicos foi de R$ 861,00.
Mas existem vários problemas com o auxílio doença para o dependente químico:
·         se o dependente químico em tratamento tiver carteira assinada, o auxílio doença é mais fácil de ser concedido; caso não tenha, torna-se um verdadeiro drama conseguí-lo. E boa parte dos dependentes químicos não tem carteira assinada, uma triste consequência da dependência química que costuma levar a destruição dos vínculos profissionais;
·         quem recebe o benefício é o próprio dependente e existe um grande possibilidade dele pegar esse dinheiro e comprar drogas.
·         o benefício só é concedido na primeira parte do tratamento – quando o dependente está na fase de abstinência -isso ocorre porque a legislação brasileira permite o afastamento apenas no momento de incapacidade de trabalho. Não existe nenhuma norma válida para o restante do tratamento diz.

Como o dependente químico deve proceder para conseguir o auxílio doença
Para requerer o auxílio-doença em casos de dependentes químicos é necessário apresentar laudo médico que comprove a incapacidade. O benefício é calculado de acordo com a contribuição da pessoa. Se não tiver recolhimento, tem direito a um benefício assistencial no valor de um salário mínimo. Caso o pedido for negado, é possível protocolar um recurso na mesma agência onde requereu o benefício.
Dependentes químicos que tiveram o benefício cancelado podem pedir reconsideração no INSS. Para isso, é necessário apresentar um laudo médico que confirme a necessidade de continuar o tratamento.


2 comentários:

Unknown disse...

olá meu nome e rodrigo sou um adicto em recuperação, passo por tratamento em uma clinica especializada, só que fui fazer a pericia esta semana e o auxilio foi negado em função do meu pouco tempo de contribuição ,eles alegam que meus três meses de contribuição não são o suficiente para que eu tenha o direito do beneficio.
-- agora vamos ao seguinte ponto ;trabalho de carteira assinada neste período sou servente de obras ,infelizmente fiz algumas escolhas erradas no meu passado que me encaminharam para a criminalidade, abrindo-se então as janelas do mundo para tudo o que a vida errada tinha para me oferecer .
inclusive as drogas. paguei um preço, por isso para sustentar meu vicio muitas das vezes tinha que roubar cometendo assim um crime passível de punição, o que veio a acontecer, fui preso cumpri o que devia a justiça e sai disposto a superar tudo,meus vícios a dificuldade de se reintegrar a uma sociedade desigual e preconconceituosa.com esse tipo de relação, bem sabemos que as oportunidades de mercado para um ex - detento são bem mais difíceis do que para um cidadão. que se julga normal que nunca atravessou nenhum tipo de problema que venha a prejudica- lo com relação uma vida social .
Mesmo assim não desisti de meus objetivos, morei nas ruas um período,pois por tudo o que já tinha feito minha família já não acreditava na minha recuperação o que é plausível, pois existem momentos que a família em um total desespero abri mão do próprio ente que tanto ama por acreditar que talvez sozinho ele aprenda o que a família tanto lutou mais não conseguiu faze- lo enxergar . O que de certa forma funcionou comigo, pois tive que enxergar NAS RUAS aquilo que desperdicei dentro de um lar. tive que ver como as prisões tratam aqueles que deveriam ser reeducados e voltar aptos para um convívio com a sociedade,o que esta bem longe de acontecer, pois não relato nada que me disseram ou nada que eu tenha visto, mais sim algo que senti na pele,por ter feito uma escolha errada e ter me tornado um dependente.
Mais hoje depois de trinta anos, ter morado nas ruas, passado por tudo que passei, nunca desisti de que um dia encontraria novamente minhas diretrizes perdida por uma doença progressiva e fatal que atinge uma grande parte de crianças,jovens,adolescentes,adultos e idosos a dependência química.muitos como eu lutam com todas as forças com unhas e dentes para se libertar dessa que e uma doença que a cada dia que passa faz muitas vitimas em nosso país,e pessoas como eu que fizeram a opção de mudar custe o que custar vem esbarrando em uma certa burocracia por parte do governo que exigem de pessoas que estão buscando novas diretrizes para viver uma contribuição que não poderiam ser feita ou cobrada de pessoas que sofrem de uma doença que tiram todos as suas forças de fazer qualquer coisa construtiva. por que é isso que a droga faz,a droga que de alguma forma entra em nosso país muitas das vezes explorando a corrupção de pessoas que deixam se corromper sem querer saber se aquilo vai ser vendido para algum pai de família ou algum parente dele e sem querer saber se aquela droga que esta entrando ali vai destruir uma família,como a minha por exemplo,pois com todas as lutas com todas as dificuldades a vida me deu uma nova chance.

Unknown disse...

continuação do meu comentário:

AGORA DEIXO BEM CLARO, A VIDA ME DEU ESTA CHANCE NAO O GOVERNO E SEUS SUBALTERNOS QUE ENQUANTO SE PREOCUPAM EM QUANDO VAI SER A PROXIMA REUNIAO DE AUMENTO SALARIAL ,EU ESTOU AQUI EM UMA TENTATIVA DESESPERADA DE QUE ALGUEM ESCUTE A VOZ DA RAZAO E ENXERGUE QUE O QUE FAZEM COM UM DEPENDENTE QUE QUER A RECUPERAÇAO E UM TOTAL ABSURDO,POIS TIVE MEU BENEFICIO NEGADO,ESTOU EM TRATAMENTO,AFASTADO DO MEU TRABALHO, EM FUNÇAO DO MEU TRATAMENTO COM UMA MULHER GRAVIDA DO MEU PRIMEIRO FILHO,BOLSISTA DE FACULDADE MORADORES DE COMUNIDADE COM MUITA HONRA E ORGULHO. E QUE PRECISA TOMAR UMA DECISAO, POIS MEU BENEFICIO FOI NEGADO QUEM PAGA MEU ALUGUEL ENQUANTO ESTOU ME TRATANDO?? QUEM COMPRA O ENXOVAL DA MINHA CRIANÇA? ENQUANTO ESTOU ME TRATANDO DAS DROGAS QUE PASSARAM POR POLICIAS NAS FRONTEIRA ,POR POLICIAS NAS RODOVIAS ,POR POLICIAS NAS COMUNIDADES PACIFICADAS ?? E QUE CHEGAM AO ALCANCE DE QUEM QUIZER COMPRAR. PRECISO SUSNTENTAR MINHA MULHER E MEU FILHO QUE ESTA PARA NASCER. QUE NAO TEM NADA A VER COM MINHAS ESCOLHAS ERRADAS,QUE DEPENDERA DE MIM ASSIM COMO UM DIA EU DEPENDI DOS MEUS PAIS. AGORA NAO POSSO MAIS ESTA EM UMA CLINICA, POIS A UNICA ASSISTENCIA QUE PODERIA SER PRESTADA PARA AUXILIAR O MEU TRATAMENTO SERIA UM AUXILIO QUE ME FOI NEGADO POR PARTE DO GOVERNO. QUE ME FORÇOU A ABANDONAR O TRATAMENTO PRECOCEMEMNTE, POIS PRECISO SUSTENTAR MINHA FAMILIA.FAZER O PAPEL DE HOMEM.O QUE FALTA A MUITOS GOVERNANTES DO NOSSO PAÍS QUE NAO ESTAO NEM UM POUCO PREOCUPADOS SE VOU FICAR OU NAO DESEMPREGADO, POIS E OPCIONAL, MEU PATRAO PODE ME MANDAR EMBORA ELE E MEU PATRAO ,E NAO E OBRIGADO A TER UM DEPENDENTE QUIMICO MESMO EM RECUPERAÇAO INTERROMPIDA PRECOCEMENTE EM SEU QUADRO DE FUNCIONAROS.O QUE SE ACONTECER ABRE SE UM LEQUE DE OPORTUNIDADES CRIADA PELO DESCASO DOS GOVERNANTES , E POR UM PROBLEMA QUE NAO E SO MEU, POIS SE ME TORNEI UM DEPENDENTE,FOI GRAÇAS AS DROGAS QUE ELES NAO COIBIRAM DE ENTRAR EM NOSSO PAIS AGORA EIS A QUESTAO! LUTANDO CONTRA AS DROGAS QUE DESTRUIRAM MINHA VIDA ATE O MOMENTO QUE RESOLVI DAR UM BASTA A TUDO O QUE DESTRUIU TODOS OS MEUS PRINCIPIOS E LAÇOS FAMILIARES E VINCULOS EMPREGATICIOS, ME IMPEDINDO DE SER UM CONTRIBUINTE PELO PERIODO DE DOZE MESES. ESTOU AQUI PEDINDO UMA AJUDA AS PESSOAS DE BOM SENSO QUE EU SEI QUE EXISTI PARA QUE VEJAM QUE UMA SITUAÇAO MAU AVALIADA PODE COMPROMETER TODA A ESTRUTURA DE UMA FAMILIA ,QUE LUTA VEEMENTEMENTE CONTRA UMA DOENÇA PROGRESSIVA E FATAL. E QUE EM UM MOMENTO DE DESESPERO OU DESPREPARO PISICOLOGICO PODE LEVAR UMA PESSOA COMO EU QUE ESTA LUTANDO POR UMA VIDA DIGNA PERANTE A SOCIEDADE A SE DESESPERAR ,POIS UM PAI DE FAMILIA SABE COMO FERE SUA ALMA SABER QUE NAO TEM O LEITE DA CRIANÇA DENTRO DE CASA ENQUANTO ELE SE TRATA DE UMA DOENÇA QUE TEM A CO PARTICIPAÇAO DOS GOVERNANTES QUE FISCALIZAM MAU NOSSAS FRONTEIRAS QUE OFERECEM UM SALARIO MISERAVEL AOS POLICIAIS QUE DEVERIAM COMBATER ISSO MAIS ACABAM DEIXANDO SE CORROMPER PARA AUMENTAREM SUAS RENDAS.
E ESSE E O RETRATO DE UM ADICTO QUE TENTA SE RECUPERAR ANTES TINHA QUE ROUBAR PARA SUSTENTAR MEU VICIO ERRADO ..... HOJE QUERO TRABALHAR PARA SUSTENTAR MINHA FAMILIA SERA QUE VOCES GOVERNANTES VAO ME DAR ESTRUTURA PARA ISSO ...
O BENEFICIO FOI NEGADO O QUE FAÇO ??? ATENCIOSAMENTE RODRIGO MOREIRA DE OLIVEIRA ;TRABALHADOR CONTRIBUINTE ..PRESTES A FICAR DESEMPREGADO PEÇO A ATENÇAO DAS PESSOAS QUE COMPETEM, POIS SOU UM PAI DE FAMILIA QUE LUTA CONTRA UMA DOENÇA !!!!!


POSTS MAIS ANTIGOS