POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

segunda-feira

Despertar Espiritual


O termo "despertar espiritual" está inserido no Décimo Segundo Passo dos Doze Passos. Este termo pode ser interpretado de várias maneiras, afinal esta é uma questão muito pessoal. Um dos co-fundadores de Alcoólicos Anônimos, Bill W., fundamentou seu despertar espiritual em uma experiência que viveu quando estava internado em um quarto de hospital tentando resolver seu alcoolismo. Conta a história que uma luz invadiu seu quarto e que por alguns instantes (não se sabe quanto tempo isso durou) sentiu-se transportado para uma montanha onde soprava um vento de espiritualidade e que ao retornar ao estado objetivo sentiu que algo havia acontecido com a sua compulsão pelo álcool. A partir dai, Bill conseguiu viver sua abstinência alcoólica que permitiu então iniciar sua recuperação até encontrar um outro alcoólatra chamado Bob Smith que acabou por resultar no surgimento de A.A.

Os dependentes químicos esperam que em algum momento de suas vidas algo parecido possa acontecer, mas este não é um caso comum e não podemos nos basear num acontecimento deste conosco, pois talvez a morte chegue antes e nos arrebate.

Se considerarmos o termo no aspecto literal, "despertar" seria uma nova descoberta, um novo acontecimento que poderia nos proporcionar uma nova idéia. O termo espiritual é relativo ao espírito, ou seja, a nós mesmos. Assim sendo poderíamos classificar um despertar espiritual como um acontecimento que nos proporcionou uma nova idéia a respeito de nós mesmos.

Quando descobrimos que não somos o que achávamos que éramos e que podemos ser o que desejávamos ser antes da adicção nos engolir, mais do que isto, quando acreditamos nesta possibilidade e somos invadidos por uma disposição de fazermos qualquer coisa para alcançar esse estado, podemos afirmar que tivermos um despertar espiritual.

O despertar espiritual poderá acontecer a qualquer momento, ele não é provocado, ocorre espontaneamente e independe do tempo de abstinência que o dependente possa ter.

Para aqueles que persistem na pratica do Programa de Doze Passos, certamente este evento acontecerá e a partir de então jamais será o mesmo. Talvez estejamos longe de uma explicação cientifica para isto, mas não importa. Da mesma maneira que a doença se apossou de nós, este despertar também ira se apossar.

A diferença é que a doença nos levou a escravidão e o despertar espiritual irá nos conduzir a liberdade, a liberdade de podermos escolher o que desejamos em nossa vida.

Nenhum comentário:

POSTS MAIS ANTIGOS