POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

sexta-feira

O álcool na adolescência


Por que os jovens entram nessa?
Moda, influência dos amigos, fuga dos problemas e até mesmo por influência da família. Muitos são os motivos que podem levar um jovem a desenvolver o gosto e o hábito de beber.
Para a psicóloga Vanessa Muller, os jovens procuram por bebidas alcoólicas devido à pressão do grupo de amigos, desentendimento com os pais e mudanças provenientes da própria fase da adolescência. 

Muitas vezes começam  a beber sob supervisão e apoio dos pais, depois vão exagerando e os pais achavam normal. Quando percebem, reconhecem o seu erro e se arrependem muito de ter apoiado esse habito”.

Já outros jovens costumam desenvolver o vício porque encontram dentro da própria família pessoas alcoólicas, que acabam servindo de exemplo para eles. O alcoolismo é uma doença biopsicossocial, ou seja, possui fatores genéticos, psicológicos e sociais e as chances do filho desenvolver o alcoolismo tendo um pai alcoolista é maior do que o filho que tem um pai que possui aversão ao álcool. “Isso se deve por questões genéticas ou por comportamento aprendido. Quando não genético, é comportamental, ou seja, o filho desde pequeno viu seu pai chegar bêbado em casa, presenciou brigas com sua mãe, apanhava do pai alcoolizado. Por observação, o jovem acredita que o modelo de homem e de pai é esse, de um homem violento, que bebe em excesso. O filho não possui outra referência de homem e acaba se espelhando nesse tipo de comportamento inadequado e patológico”.

Os prejuízos
São incontáveis os problemas que o álcool pode causar ao organismo. Claro que estamos falando aqui quando consumido em grandes doses, pois em pequenas quantidades ele não traz nenhum prejuízo à saúde. “A bebida não só causa danos psíquicos como também familiares, sociais, no trabalho, além de problemas físicos, causando até a morte. Entre as perdas psicológicas podemos destacar a depressão, baixa tolerância à frustração, amnésia, mudança de humor, sintomas de falta da droga, negação, depressão crônica, ansiedade, fobias, atenção e percepção, falta ou excesso de sono, baixa auto-estima”.

Como tratar?
O primeiro passo para o tratamento é a aceitação do vício, ou seja, a pessoa alcoolista precisa reconhecer sua dependência. “Muitas vezes o adolescente não percebe o quanto está dependente da bebida. Sendo assim, é preciso ajudar o jovem a reconhecer que tem um problema e que é necessário se tratar abstendo-se do álcool. Procurar ajuda especializada, e se envolver no problema, pois assim como o uso de drogas, o álcool também afeta e adoece a família como um todo”.
Por se tratar de uma doença incurável, a terapia é extremamente favorável e necessária para aqueles que precisam de ajuda para combater o vício. Em alguns casos, o tratamento psiquiátrico com uso de medicações também é necessário. Além disso, as reuniões nos 
grupos de Auto Ajuda  também são de suma importância.

Recado
Beber socialmente não é errado. Mas é necessário saber o momento certo de parar e isso é fácil, pois o corpo emite alguns sinais. Agora, se você bebe, mesmo que só de vez em quando, mas não consegue ter controle e só para quando não aguenta mais, CUIDADO! Procure ajuda, converse com seus pais, amigos ou até mesmo procure o grupo do A.A de sua cidade. E o mais importante, quando beber em hipótese alguma dirija! 

Nenhum comentário:

POSTS MAIS ANTIGOS